segunda-feira, 29 de junho de 2009

One, two, three, four!



Quando eu abri o link de nova postagem ali em cima eu não tinha nada pra escrever. Queria pegar o gancho do post dos cangurus, logo abaixo, e falar sobre a mídia e as suas influências e coisa e tal. Mas, não. Ia falar algo sobre a faculdade também, mas nada de interessante veio à mente. Tava quase desistindo quando começou a tocar I don't wanna grow up, dos Ramones, no winamp. Música foda, com o perdão da palavra. Banda foda, sem perdão agora. Ha!

Os Ramones nasceram em 1974. Três amigos se juntando pra fazer uma banda, sabe como é. Não se sabe exatamente por quê decidiram usar esse nome e colocá-lo como um sobrenome em todos os membros que passaram pela banda, mas é certo que foi uma brincadeira, com alguém. Não, eles não eram irmãos. A wikipedia me falou isso agora a pouco.

As músicas são simples, os acordes também. Os instrumentistas não tinham nenhum talento especial e a voz de Joey Ramone não era nada de espetacular. E o que realmente importa é que eles não tavam nem aí pra tudo isso. A impressão que fica depois de se ouvir uma sequência de músicas dos Ramones é a de que eles eram um grupo de jovens querendo extravasar os problemas e as angústias, sem dar a mínima pra o que os outros iriam falar.

Claro, aí tem o sucesso, a carreira, a vontade de ganhar dinheiro. Mas não dá pra ver Os Ramones assim. Dessa forma, eles seriam uma banda comum. Precursora, inovadora, mas comum. Eles não eram. É preciso ver Os Ramones da forma mais simples possível, como a banda foi, apesar de gigantesca historicamente. É preciso vê-los como caras que cantaram e tocaram o mundo que viveram, do jeito que quiseram, da forma que dava. Deixando um pouco de lado o lado drogado, músicas como My brain is hanging upside down, I wanna be your boyfriend, I believe in miracles, falam da adolescência e seus problemas de uma forma sincera, autêntica. Talvez seja esse o grande legado deixado por eles. Legado esse largado em algum canto dos novos movimentos musicais, virtuosos, complexos e artificiais.

Não vou fazer lista das melhores músicas, mas vou deixar dois vídeos, com duas das melhores. Há quem diga que Os Ramones fizeram uma única música durante a carreira toda. Pelo menos foi uma música muito boa.


I wanna be sedated



Pet sematary

Ah, esqueci de dizer: as músicas são loconas.


3 comentários:

Mariana Braga disse...

Muito bom!
Essa de eles não serem irmãos eu não sabia.

Bruno disse...

Pois é, nem eu. Fui dar uma lida sobre antes de escrever e descobri que eram só amigos.

Rodrigo disse...

"I don't wanna get married
in a Pet! Seemataary..."