segunda-feira, 18 de maio de 2009

Replay


Parece que a maioria das coisas que eu vejo hoje, eu já vi em outro dia.
E isso acontece já há muito tempo.

Eu achava que tinha problemas mentais quando eu chegava em uma situação em que eu parava, pensava, e tinha certeza que já tinha vivenciado aquilo. Não que eu agora ache que minha mente é algo normal; mas é que, um dia, um amigo me falou que esse tipo de coisa é normal, e tem até um nome biba: déjà vu. E eu fui pesquisar um pouco sobre essa tal desgraça.

De acordo com a maior e mais complexa fonte de informações do mundo atual e todos os tempos, a Wikipédia, déjà vu vem do francês, e significa "já visto". É uma reação psicológica que transmite idéias de que já se esteve em um lugar antes, que você já conhece determinadas pessoas, entre outras coisas. O déjà vu acontece porque sua cabeça falha na hora de guardar sua memória. Então, assim: ao invés de seu cérebro armazenar o que você está lendo neste exato momento na sua memória de curto prazo, ele armazena na área de memória de longo prazo. Assim, quando sua cabeça "se ajeita", você tem essa sensação de "eu já vivi isso".

Quando li sobre isso, descobri que boa parte das situações que eu via como "repetidas" eram, realmente, déjà vus criados por esta estranha cabeça. Mas boa parte não significa 100%. A maioria das outras coisas são aquelas em que você se percebe em um buraco, no qual você já esteve caído antes. E não teve como evitar de cair de novo.



Para a crítica, não é bom que você seja protagonista de dois filmes com roteiros parecidos - ainda mais se o final for triste. O problema é que é difícil ser ator, câmera, roteirista e diretor ao mesmo tempo.

Muitas vezes achamos que estamos entrando em algo inédito e bom. Seja conhecendo gente nova, começando num trabalho novo. Até que, lá perto do no final do filme, nos damos conta de que estamos estrelando mais um clássico da Sessão da Tarde.


2 comentários:

maisriana disse...

Eu já vi esse post antes... =/

Rodrigo disse...

... tchaanãaaam!