quarta-feira, 6 de maio de 2009

Não entre em pânico!




Tem dias que estar respirando e de olhos abertos é um porre sem tamanho. Nenhuma filosofia, das boas ou barata, que diz que a vida é maravilhosa e o céu é azul e tudo mais faz as coisas deixarem de ser em preto e branco e monótonas e feias. Viver as vezes enche o saco.

O que nos resta é buscar refúgio em alguns portos seguros que todos temos. Se não temos, seria bom procurar. Passar uma tarde do lado de quem você ama, ou conversando com um bom amigo, ou qualquer coisa que faça a alma se sentir em paz, ainda que por um espaço curto de tempo, são bons remédios. Não resolvem tudo, mas ajudam.

Mas pra entender mesmo por quê esse sentimento de impotência em relação ao mundo de vez em quando, eu tenho outra recomendação: a coleção Mochileiro das Galáxias. O autor, o inglês Douglas Adams, já falecido, é meu maior herói, e uma das pessoas mais brilhantes que caminhou sobre a terra. Parece exagero, mas o cara era bom. Dos livros, fora o humor desconcertante, o que fica é a visão humilde que Douglas Adams tinha da humanidade, nos fazendo entender o quão pequenos nós somos e como nós nos levamos a sério demais. É fantástico.

Depois de algumas páginas, de qualquer parte, de qualquer dos livros, é impossível não parar e pensar "Nossa, e eu to preocupado com isso?", ou "É, nós fazemos isso mesmo". Não que o material comparativo seja muito vasto, mas eu nunca vi nenhum autor, intelectual, escritor, ou qualquer coisa assim, que tenha visto tão bem o mundo quanto Douglas Adams.

Ler O Guia do Mochileiro das Galáxias, ou qualquer uma de suas sequências é como ver mais do mundo. Ver as nossas preocupações e angústias perderem o sentido e se tornarem mera casualidade. É um remédio muito bom pra quem se encontra naqueles dias que nada tem graça e a vida enche o saco.


3 comentários:

Ezequiel disse...

Me empresta esse livro pia.

maisriana disse...

Ooou você pode ir na padaria da esquina tomar um sorvete.

Fernanda Zanol. disse...

Oi! Adorei teu blog, é muito bom mesmo ;D
Vou vir aqui mais vezes... se quiser, visita o meu também!

bjaoo.