quarta-feira, 14 de julho de 2010

It's only Rock'N Roll..



Uma guitarra, um baixo, uma bateria (um piano, um saxofone...) e uma voz - ou algumas vozes. Todos esses elementos juntos formando um som. Por vezes perfeitamente harmônico, por outras completamente descompassado, depende da época. Três, quatro, cinco ou mais pessoas esperadas e idolatradas por multidões. Existe sempre uma expectativa, uma ansiedade. Até que o show começa.



Dia 13 de julho foi escolhido como Dia Mundial do Rock em 1985, em função do Live Aid, mega show beneficiente pelas vítimas da fome na África ocorrido naquele ano. Tudo muito bonito. Mas para quem gosta de música, todo dia é dia do Rock. Nenhum preconceito contra os outros estílos ou preferências, mas não dá pra negar que não existe música mais universal do que o rock'n roll.

Dos Beatles aos Ramones, de Ac-dc até Nirvana, o rock representa muita coisa. Ele é, dentro de si mesmo, várias formas, cores e vontades. Ele é a insatisfação contra o sistema, a indignação contra as diferenças, ou apenas a vontade de gritar em um microfone as dores e as felicidades.

O rock é a representação e o sonho de uma sociedade melhor.



Durante todo o século 20, jovens - ou não - viram no rock a chance de liberdade que o mundo concreto nunca lhes deu. Com essa liberdade, revoluções foram feitas, guerras foram paradas, muros foram derrubados.

Gerações inteiras foram marcadas pelas canções de seu tempo. A paz e o amor dos anos 60, ao mesmo tempo da vontade de mudar o mundo, o espírito punk do 'do it yourself', o metal, o grunge.

O rock é mais do que barulho. É mais do que música, simplesmente. Rock'n roll, em todas as suas formas, em todos os seus gêneros, foi a forma que a humanidade encontrou para contar através de músicas o que acontece no seu mundo. O que nós estamos contando, ou cantando, agora?

É difícil olhar para o mundo em que vivemos e dizer o que será lembrado no futuro. É assim, também, com a música. Apenas precisamos estar certos do que realmente estamos contando. O que estamos dizendo. Contra o que estamos lutando. Ou o que estamos amando. Rock é sinceridade. É, acima de tudo, paixão.

Felizes Dias do Rock.


Nenhum comentário: