segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Sem noção

Ele chega nos lugares sem ser notado. Parece só mais um idiota qualquer, igual a todos os outros idiotas que não fazem idéia do que estão fazendo ali. Mas ele é diferente. Ele sabe exatamente o que quer. Sem medir consequências. Sem se preocupar com obstáculos. Não importa a situação, não importa o lugar, ele vai fazer algo estúpido.



Todo mundo tem um amigo sem noção. As vezes você pode ser o sem noção, mesmo sem saber. Vai saber. Mas isso pode não ser exatamente algo ruim. Existem vários tipos de sem noção.

Tem o sem noção chato. Ninguém suporta o infeliz, ele só faz merda, mas por algum motivo desconhecido ele faz parte da "galera". Com o tempo, quase sempre é isolado pelo resto das pessoas e faz amizade com os gêmeos estranhos que não falam com ninguém e sentam no canto escuro da sala.
Outro espécime é o irrelevante. Ninguém se importa com o que ele faz, mas como um bom sem noção, ele precisa de atenção, por isso continua tacando fogo na cortina da sala, jogando pedra no ventilador, só pra ser notado. Se não for controlado, pode acabar virando um sem noção do tipo chato. Porém, nesse caso, ele seria isolado completamente. Os gêmeos estranhos que não falam com ninguém e sentam no canto escuro da sala não admitiriam mais de uma relação social.
Por fim, tem o sem noção cool. Ele é tão sem noção quanto os outros, mas por algum motivo especial - inteligência, aparência física, posição social, personalidade - acaba por se destacar no convívio e se torna membro da alta cúpula do grupo que faz parte. Ele corre pelado pelo colégio gritando "mamãe!", os amigos sentem vergonha alheia por ele, mas ele continua sendo legal e amigão.

Os exemplos que surgiram na mente foram infuenciados pelos meus anos de colégio. Não sei se depois de velhos os sem noção que eu conheço vão continuar assim. Alguns sim, outros não, eu imagino, mas eu tenho a impressão de que a juventude é o habitat natural desses seres.

O sem noção mais famoso que eu já ouvi falar morreu antes de envelhecer. Keith Moon era o baterista do The Who, uma das melhores bandas do universo ( qualquer dia faço um post sobre eles). Tudo que eu já ouvi e li sobre o cara da a entender que ele era locão. Muito locão. E isso se refletia no seu estilo musical. Keith é considerado um dos melhores bateristas de todos os tempos, mas tinha um estilo próprio, agressivo, que casava perfeitamente com a banda.

Uma lenda conta que ele jogou um carro na piscina no seu aniversário de 21 anos. Roger Daltrey, vocalista do Who, confirma a história. Sem noção. Outra, não tão engraçada, fala sobre o atropelamento e morte do segurança de Moon, na saida de um pub inglês. O cara tinha saído do carro pra conter um tumulto e foi derrubado. Keith acelerou o carro e saiu dali. Só depois de alguns quilômetros percebeu que o corpo do segurança estava preso nas engrenagens do carro.

Tem uma música do The Who, talvez a mais conhecida deles, chamada My Generation, que fala algo mais ou menos assim:

People try to put us to down
Just because we get around
Things they do look awful cold
I hope i die before i get old

Keith Moon tinha 32 anos quando faleceu, vítima de uma overdose de um medicamento que tomava contra o alcoolismo. A música, clássica, imortal, sem querer, foi feita para ele. Keith Moon não poderia envelhecer. Nenhum sem noção envelhece.


Ps: Who the fuck are you?


3 comentários:

Mariana Braga disse...

Hehehe... Falou tudo, Bru. Vou começar a analisar melhor os "sem noção". :)

Rodrigo disse...

Um dia, quem sabe, será possível postar um relatório sobre toda a fauna dos tipos de sem-noção... huahuahuahua

Bruno disse...

huahuauhauhauha
Só dos tipos especificos da nossa sala já daria pra escrever um livro