quarta-feira, 8 de julho de 2009

Saudosismo



É lugar-comum. Seja nos seus avós falando que nos tempos deles o mundo era um lugar melhor de se viver, seja nos seus irmãos dizendo que na época deles os desenhos eram muito melhores, seja nos seus pais afirmando que a juventude deles era muito mais ativa que a sua. O culto ao passado é uma das marcas da mente humana. Se for ver bem, nós mesmos, em relação a nossa própria vida, costumamos acreditar que o que já passou foi melhor, e o agora é ruim e chato(Claro, se você acabou de ganhar na mega-sena o agora é ótimo, mas eu estou me baseando em termos gerais. Não me encha o saco).

"Criei" uma teoria meio óbvia sobre o assunto dias modorrentos atrás. O que lembramos com tanto carinho do nosso passado ou do passado do mundo são fatos selecionados, escolhidos a dedo para fazerem parte da memória. Obviamente os fatos ruins também existiram e estão na consciência, mas parece que nós temos uma pré-disposição em escondê-los, seja do mundo, seja de nós mesmos. Como o passado é bem mais claro do que o presente, é fácil separar as coisas boas das ruins. No agora, isso é impossível. Estamos dentro do furacão, é preciso uma visão de fora, futura.

O passado foi tão bom ou ruim quanto o presente. O que nós fazemos é reciclar tudo e acreditar que vivíamos em um mundo melhor, um mundo em que as coisas funcionavam. E pior, fazemos os outros acreditarem nisso.

Assim fica fácil. Dessa forma qualquer época que já passou vai ser melhor. Exaltamos os melhores momentos e escondemos as falhas, e só nos resta - ou resta aos que ajudaram a construir esse mundo com as falhas e acertos do passado - dizer "..que o mundo está perdido". O mundo não está perdido, está apenas "acontecendo", como já aconteceu antes. O presente, o mundo real, acontece, de forma boa e ruim, não uma coisa ou outra. Mas isso parece não fazer sentido para quem vê as glórias do passado e enche os olhos de lágrimas de saudosismo.

Ps: Dragon ball era melhor que qualquer desenho de hoje.


Nenhum comentário: