quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Queijo, carne e ovo


Aparentemente, existem alguns conceitos no universo que parecem importantes para mantermos de forma estável esse intervalo que nós conhecemos como vida. Veja só: tem esse negócio chamado comida. Coisas que nós geralmente mastigamos e engolimos e que, dizem, são necessárias pra que continuemos por aí, vivendo e tal. Aí tem esse outro treco bem louco conhecido como ar - ninguém vê, ninguém sente, mas parece que ele tá por todo o canto. Boatos de que nem dá pra viver direito sem isso aí também.

Mas tudo bem. Teus pais provavelmente já te explicaram esses e outros conceitos básicos enquanto você crescia feliz dentro da sua fantasia de power ranger vermelho lambuzada de chocolate - se não explicaram, com todo respeito, mas eles são pais horríveis. Só que uma hora você cresce. A fantasia de power ranger vermelho dá lugar a uma calça jeans azul e uma camiseta preta, quando não a um terno barato no casamento daquela prima meio vesga.

Junto com a mudança nos trajes, vêm também novas coisas que você precisa dominar pra sobreviver. Você tá lá, todo feliz porque sabe o que é ar, comida, sexo, sono e tal quando alguém começa a te explicar o que é um banco. E você tenta entender, por que o tal do banco parece ser importante, mas junto com o novo conceito aparecem coisas estranhas e inexplicáveis e más, coisas como juros, débito em conta e cartão de crédito.

Mas tudo bem, com um pouco de tempo daria pra entender tudo isso. Afinal, você é um cara esperto. Não te elegeram líder dos power rangers por acaso. Mas logo você descobre que não é bem assim. Por que logo você também descobre que essa coisa conhecida como tempo mudou muito nos últimos tempos.


Antes ele era um daqueles conceitos básicos: tempo era o período que você precisava pra salvar o planeta do jardim de casa, enquanto a mãe não chamava pra dentro. Agora ele é um monstro gigante e interminável dentro do banco, um quase nada quando você tá na praia com os amigos e um torturador treinado pela inquisição espanhola enquanto teu time ganha de 1x0 um jogo importante e o maldito do juiz ladrão/corno/outro xingamento dá 6 minutos de acréscimos.

Mas tudo bem. Respirar, comer, andar, amar, xingar, rir, não é tão difícil assim. A vida não é nada. Depois da fila no banco é só ir até uma lanchonete chinesa no centro com um pastel grande de queijo, carne e ovo e uma cerveja barata que tudo volta a ser simples. Coisas são só coisas, até prova em contrário.

Nenhum comentário: